QUANTAS ESPÉCIES DE BATISMO EXISTEM NA BÍBLIA?
A Bíblia responde:
Preliminarmente, devemos, antes de qualquer explicação acerca do assunto em pauta, conhecer a palavra batismo, que é, sem dúvida, importante dentro do contexto doutrinário neotestamentário. Esta expressão se origina do vocábulo grego "baptizõ", que significa imersão, mergulho, submersão. Daí a razão de Paulo comparar esse ato a um sepultamento (Rm 6.4), pois é através desta ação que o novo convertido enterra para sempre o seu velho homem (na linguagem paulina), isto é, seu caráter inconverso, carnal, natural, pecaminoso, corrompido.
Devemos salientar também que o batismo não salva o homem, mas é tão-somente uma confirmação daquilo que já lhe aconteceu, isto é, a conversão. Não somos batizados para a salvação; ao contrário, somos batizados porque já somos salvos. Esclarecemos, também, por via de dúvidas, que o batismo por aspersão é uma incoerência. Isto eqüivale dizer: "imersão por aspersão". Faz sentido? No que tange ao número de batismos existentes na Bíblia, o autor aos Hebreus parece fazer alusão ao assunto quando fala da "doutrina dos batismos", Hb 6.2.
Entretanto, entendemos, pelo contexto do capítulo, que o escritor está apenas classificando este assunto no rol das doutrinas rudimentares para novos convertidos como o a-bê-ce- da vida cristã. Apesar da explicação acima, parece-nos viável salientar que as Escrituras Sagradas, mormente no Novo Testamento, apresentam algumas espécies de batismo.
Na tentativa de esclarecer a questão supra, o articulista Venâncio R. dos Santos, em artigo publicado num periódico evangélico, enumera, com muita propriedade, sete tipos de batismo:
1. O batismo de João, também chama¬do de batismo do arrependimento: Lc 3.3; 7.28; At 18.25.
2. O batismo do sofrimento que é aquele com que Cristo foi batizado; qualquer servo de Deus pode recebê-lo: Mc 10.38,39; Lc 2.50.
3. O batismo cristão-apostólico, que é ministrado em nome da Trindade: Mt 28.19,20; At 2.38; 19.5.
4. O batismo pelos mortos - uma heresia muito difundida no tempo dos apóstolos; citada, mas não aprovada por Paulo: 1 Co 15.29.
5. O batismo de Moisés - na nuvem e no mar: Êx 14.15-25; 1 Co 10.2.
6. O batismo com o Espírito Santo que é efetuado por Jesus Cristo: Mt 3.11; At 2.1-4.
7. O batismo no corpo de Cristo. Este é realmente realizado pelo Espírito Santo imergindo o novo convertido no corpo místico de Jesus, a Igreja.
Das sete espécies de batismo encontradas no Novo Testamento - continua o articulista - três merecem destaque, por terem missão específica no âmbito da Igreja:
1. O batismo nas águas, que exterioriza a nova vida que o recém-convertido assume interiormente. Por esse batismo, o novo convertido é introduzido na igreja local: At 2.41.
2. O batismo com o Espírito Santo, que é a concessão do poder, manifesta-se em dons espirituais, visando à evangelização em todas as dimensões. É o mergulho do crente no poder do Espírito: At 1.8; 1 Co 12.7-11.
3. O batismo no corpo de Cristo, que é a imersão do novo convertido no corpo místico de Jesus (a Igreja), feito pelo Espírito Santo no ato da conversão.
Finalmente, para concluirmos o nosso pensamento sobre o assunto, evocamos aqui, a propósito, a opinião do renomado escritor J. Edwin Orr, que, em seu livro Plena Submissão, faz alusão ao assunto supracitado, dizendo: "No batismo com água, o agente é o ministro, o recipiente é o crente e o elemento a água. No batismo do crente no Corpo de Cristo, o agente é o Espírito Santo, o recipiente o novo convertido e o elemento é o Corpo de Cristo: a Igreja. Na outorga de poder (o batismo com o Espírito Santo), o agente é Cristo, o recipiente é o crente e o elemento é o Espírito Santo."
Portanto, reiterando o que até agora foi visto, podemos declarar mais uma vez e, sem medo de errar, que a Bíblia Sagrada é a verdade de Deus revelada aos homens.
(Translation into English)
HOW MANY KINDS OF BAPTISM ARE THERE IN THE BIBLE?
The Bible answers:
Preliminarily,
we must, before any explanation about the issue at hand, knowing the
word baptism, which is undoubtedly important within the context of New
Testament doctrine. This term derives from the Greek word "baptizo" which means immersion, diving, submerged. Hence
the reason Paul compares this act to a burial (Rom. 6.4), it is through
this action that the new convert forever buries his old man (in Pauline
language), that is, his character unconverted, carnal, natural, sinful, corrupted.
We
should also point out that baptism does not save the man, but is merely
a confirmation of what has happened to him, that is, conversion. We are not baptized for salvation, but rather we are baptized because we are saved. We clarify, also, by way of questions, that baptism by sprinkling is an inconsistency. This is equivalent to say: "immersion by aspersion." Does it make sense? Regarding
the existing number of baptisms in the Bible, the author of Hebrews
seems to allude to the subject when he speaks of the "doctrine of
baptism", Hb 6.2.
However,
we understand from the context of this chapter, the writer is just
sorting this issue in the list of rudimentary doctrines to new converts
as the ABC's of the Christian life. Despite
the above explanation, it seems feasible to point out that the Holy
Scriptures, especially the New Testament, have some kinds of baptism.
In an attempt to clarify the question above, the writer Venancio R. dos Santos, in an article published in a periodical evangelical list, with propriety, seven types of baptism:
1. The baptism of John, also called the baptism of repentance: Luke 3:3; 7:28, Acts 18:25.
2. The
baptism of suffering that is one with which Christ was baptized; any
servant of God can receive it: Mark 10.38,39 and Luke 2:50.
3. Christian apostolic baptism, which is administered on behalf of the Trinity: Matthew 28:19-20, Acts 2:38; 19.5.
4. Baptism for the dead - a widespread heresy at the time of the apostles; cited, but not approved by Paul: 1 Cor 15:29.
5. The baptism of Moses - the cloud and the sea: Exodus 14.15-25, 1 Cor 10.2.
6. The baptism of the Holy Spirit which is made by Jesus Christ: Matthew 3:11, Acts 2:1-4.
7. Baptism into Christ's body. This is actually accomplished by the Holy Spirit by immersing the new believer in the mystical body of Jesus, the Church.
Of
the seven species of baptism in the New Testament - the writer
continues - three deserve special mention, because they have specific
mission within the Church:
1. Water baptism, which externalizes the new life that takes on the newly converted internally. For this baptism, the new convert is introduced in the local church: Acts 2:41.
2. The
baptism of the Holy Spirit, which is the grant of power, manifested in
spiritual gifts in order to evangelization in all dimensions. It's the dive of the believer in the power of the Spirit: Acts 1:8, 1 Cor 12.7-11.3. Baptism
into Christ's body, which is the immersion of a new convert in the
mystical body of Jesus (the Church), made by the Holy Spirit in the act
of conversion.
Finally, to conclude our thoughts on the subject, we evoked here, by the way, the opinion of the renowned writer J. Edwin
Orr, who, in his book "Full Submission", alludes to the above issue,
saying: "In the baptism with water, the agent is the minister, the
container is the believer and the element is the water. In baptism the believer
into the Body of Christ, the
agent is the Holy Spirit, the new convert the container and the element
is the Body of Christ: the Church. In the bestowal of power (the
baptism of the Holy Spirit), the agent is Christ, the believer is the
container and the element is Holy Spirit. "
Therefore,
reiterating what has been seen until now, we can declare more than
once, and without fear of error, that the Holy Bible is God's truth
revealed to men.