E, QUANTO AOS DOIS MALFEITORES?

A Bíblia responde:

"Como explicar Mateus 27.44 e Marcos 15.32, onde se diz que os dois malfeitores crucificados com Jesus o injuriavam, e blasfemavam contra Ele, com Lucas 23.39,40, que afirma ser um só o blasfemador, e o outro não, antes censurava seu companheiro em defesa do Senhor, a quem fez o célebre pedido: 'Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino'?" Não há dificuldade em conciliar estas passagens.

Os evangelhos não foram escritos ao mesmo tempo, nem no mesmo local, nem destinados às mesmas pessoas: Mateus, por exemplo, apresenta Jesus como o Messias, e foi endereçado primeiramente aos judeus; Marcos apresenta o Senhor como Maravilhoso, e destinou-se aos gentios; Lucas mostra o Mestre como o Filho do homem, e teve endereço pessoal a Teófilo; João mostra o Salvador como o Filho de Deus, e é o Evangelho Teológico destinado a todos os crentes. Mateus e João foram apóstolos e tiveram a oportunidade de ver e ouvir melhor tudo o que se passou com Jesus, pois conviveram com Ele por mais de três anos; Lucas e Marcos não foram apóstolos.

Para escrever seu evangelho, Lucas só o fez depois de haver-se "informado minuciosamente de tudo desde o princípio", 1.3. De Marcos, se diz que foi informado do que conhecera pelo apóstolo Pedro, talvez por não possuir conhecimento e instrução suficiente do que ocorrera. É uma verdade conhecida que duas ou mais pessoas, ao presenciarem o mesmo fato, divergem, ao descrevê-lo, mas essa divergência, quando não prometida, é benéfica, pois completa a descrição.

De fato, os Evangelhos foram escritos sem prévia combinação entre seus escritores. Desse modo, um descreve um fato que o outro não narra. Mateus e Marcos deram ênfase a que os dois ladrões que estavam sendo crucificados com Jesus blasfemavam e zombavam. E isso foi verdade, porque ambos estavam revoltados, pois julgavam que a crucificação de Jesus apressara a própria crucificação deles. Lucas, por sua vez, relata o sucedido, ou seja, a conversão de um dos malfeitores, enquanto o outro continuou com o coração endurecido e fechado para a grandiosidade da obra que presenciava.

A descrição dessa minúcia que completou o ocorrido no Calvário foi citado pelo médico amado, Lucas, visto que se informara "minuciosamente de tudo". Desejamos enfatizar que esse comentário em nada contraria a inspiração divina das Escrituras. Na inspiração Deus usou também a ação dos escritores bíblicos. Uma prova irrefutável disso são as próprias palavras de Lucas já citadas: "Havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio".

Deus usou ainda a idéia do escritor, a sua instrução, os seus conhecimentos, etc. Pedro, o pescador, não poderia jamais ser usado para descrever a sublimidade do Evangelho e a sua eficácia, como o foi Paulo, o apóstolo. Mas Deus, pela inspiração, fez com que a ação, o pensamento, a instrução do escritor bíblico fossem adaptados a revelar unicamente o plano divino, ao escoimá-lo de qualquer sombra de erro.

AND, AS FOR THE TWO EVILDOERS? 

The Bible answers: 

"How do you explain Matthew 27.44 and Mark 15:32, which says that the two criminals crucified with Jesus reviled and blasphemed against him, with Luke 23.39,40, who claims to be only a blasphemer, and the other not, before, he rebuked his companion in defense of the Lord, who made the famous request: "Lord, remember me when You come into Your kingdom?" There is no difficulty in reconciling these passages.

The Gospels were not written at the same time or in the same place, nor for the same people: Matthew, for example, presents Jesus as the Messiah, and was addressed first to the Jews, Mark presents the Lord as Wonderful, and was aimed at Gentile; Luke shows how the Master Son of man, and had personal address to Theophilus; John shows the Savior as the Son of God, and is the Theological Gospel intended for all the believers. Matthew and John were apostles and were able to better see and hear everything that happened to Jesus, for they had lived with Him for over three years, Luke and Mark were not apostles. 


To write his gospel, Luke did so only after he was "thoroughly informed of everything from the beginning", 1.3. Of Mark, they say he was informed that he had known the apostle Peter, maybe he did not have enough education and knowledge of what had happened. It is a known fact that two or more persons to witness the same event, diverge, to describe it, but this difference, when not promised, it is beneficial because it completes the description. 

In fact, the Gospels were written without prior arrangement among their writers. Thus, one describes a fact which the other does not narrate. Matthew and Mark emphasized that the two thieves who were crucified with Jesus blasphemed and mocked. And that was true, because both were angry and believed that the crucifixion of Jesus would hasten their own crucifixion. Luke, in turn, reports what happened, ie, the conversion of one of the criminals, while the other continued with the hardened heart and closed to the greatness of the work he witnessed. 

The description of this minutia that completed on Calvary was quoted by the beloved physician, Luke, as if informed "detail of everything". We wish to emphasize that this comment does not contravene the divine inspiration of Scripture. In inspiration, God also used the action of the biblical writers. Irrefutable proof of this is Luke's own words already quoted: "Having already informed me in detail everything from the beginning." 

God has used the idea of ​​the writer, his education, his knowledge, etc.. Peter, the fisherman, could never be used to describe the sublimity of the Gospel and its effectiveness, as was Paul the apostle. But God, by inspiration, made the action, thought, the statement of the biblical writer be adapted only to reveal the divine plan, to purge it from any mixture of error.