ONDE É A MORADA DE SATANÁS?

A Bíblia responde:

"Muitos asseveram que o palácio do Diabo é no Inferno, mas em Efésios 6.12 indica ser nos ares. Explique, por favor!"

Em primeiro lugar deve ficar patente que o texto não fala de palácio nem de inferno, mas encerra um posicionamento psicológico. Metaforicamente, a armadura reveste o corpo, quando realmente deveria revestir o espírito, uma vez que "não temos de lutar contra a carne e o sangue", isto é, não vamos despender esforço físico, senão metafísico contra os principados, dando idéia de um batalhão, um agrupamento de autoridades; contra as potestades, ensejando personalidades dotadas de grande poder, e contra os príncipes, arrefecendo um pouco essa autoridade coercitiva, tornando essas personagens menos agressivas, porém, mais sugestivas, amorais e persuasivas e, por fim, contra as hostes espirituais da maldade, falanges destinadas a incutir a maldade no espírito do indivíduo.

Essas agressões podem estar nos lugares celestiais, isto é, no nosso ambiente celeste. Na nossa disposição para as coisas de Deus. Essas agressões não são de corpo contra corpo, mas de espírito contra espírito tentando-nos a desistir do ideal a que nos propusemos. Essa luta demanda toda oração e súplica em todo o tempo, pois a batalha é contínua e incessante e estamos sempre sujeitos aos dardos inflamados. Traduz-se, normalmente, a palavra inferno como "Sheol" (seol), Hades e Geena. A primeira poderia significar lugar de inquisição dando a idéia de alguém que esteja em determinado lugar aguardando um interrogatório. Pode ter também o significado de profundeza, lugar de mortos, sepultura, de onde é impossível sair, abismo.

O vocábulo correspondente no grego é "hades", ou "haidês", com a mesma impressão de inexpugnável, por cujas portas não se pode passar para fora. Uma vez ali colocada, a alma não poderá livrar-se. Jesus, porém, está de posse das chaves da morte e do Inferno (Ap 1.18), este último representado também pelo termo hebraico "Gêhinnon", que designa um vale de propriedade de Hinom ou de seus filhos, situado, segundo historiadores, mas sem muita afirmação, a dois quilômetros de Jerusalém, próximo ao ribeiro de Cedrom. Nesse vale estava o "santuário" de Moloque, onde se ofereciam crianças em sacrifício, atirando-as a uma fogueira permanentemente acesa.

O rei Josias destruiu o "santuário" ( 1 Rs 11.7; 16.3; 23.10) e o local continuou a ser usado para a cremação de cadáveres de criminosos e de animais, como também de toda a espécie de lixo. O termo hebraico passou ao grego como Geena, simbolizando o Inferno, como lugar onde o fogo nunca se apaga: Is 66.24; Mc 9.43-48. A tradição judaica dizia que o vale de Hinom era a porta do Inferno, querendo aludir que se a porta era tão terrível, o que não seria o seu interior. Sua localização é muito discutida, como discutido é o local exato do Inferno, mas devemos estar certos de que se a Geena existiu, assim é claro que o Inferno existe também. Só que as suas portas não prevalecerão contra a Igreja de Deus.

(Translation into English)

WHERE IS THE ADDRESS OF SATAN? 

The Bible answers: 

"Many assert that the palace of the Devil is in Hell, but in Ephesians 6:12 indicates that it is in the air. Explain, please!" 

Firstly it should be clear that the text speaks of a palace nor hell, but terminating a psychological positioning. Metaphorically, the armor is the body when the spirit should really take, since "we have to fight not against flesh and blood", that is not going to expend physical effort, but metaphyicial against principalities, giving the idea of ​​a battalion , a group of authorities, against powers, allowing for personalities endowed with great power, and against the rulers, slightly cooling this coercive authority, making these characters less aggressive, but more suggestive, amoral and persuasive and, finally, against spiritual wickedness, phalanges designed to instill the spirit of evil in the individual. 

These attacks may be in the heavenly places, that is, in our heavenly environment. At our disposal for the things of God. These attacks are not the body against body, but the spirit against the spirit of trying to give us the ideal we have set ourselves. This struggle demands all prayer and supplication at all times, because the battle is continuous and unceasing and are always subject to the fiery darts. This means, usually, the word hell as "Sheol" (Sheol), Hades and Gehenna. The first place of inquiry could mean giving the idea of ​​someone in a certain place awaiting interrogation. You can also have a deep meaning, rather than dead, grave, where it is impossible to exit, abyss. 

The corresponding Greek word is "hades" or "haides" with the same impression of impregnable, through whose doors one can not pass out. Once placed there, the soul cannot get rid of. Jesus, however, is in possession of the keys of death and Hades (Rev. 1:18), the latter also represented by the Hebrew term "Gêhinnon" which means a valley of Hinnom property or his children, situated, according to historians, but without much claim, two miles from Jerusalem, near the Kidron brook. In this valley was the "sanctuary" of Molech, where children were offered in sacrifice, throwing them to a bonfire lit permanently. 

King Josiah destroyed the "sanctuary" (1 Kings 11:7; 16.03, 23.10) and the site continued to be used for the cremation of dead animals and criminals, but also all kinds of junk. The Hebrew word passed to the Greek as Gehenna, symbolizing hell as a place where the fire never goes out: Is 66.24, Mark 9:43-48. Jewish tradition says that the valley of Hinnom was the door of Hell, trying to allude that the door was so terrible, what would be its interior. Its location is much discussed, as is discussed in the exact location of Hell, but we must be sure that if there was Geena, so it is clear that Hell exists as well. Except that its doors will not prevail against the Church of God.