A Bíblia responde:
Esse versículo é sem dúvida, de difícil interpretação. Há pontos que não serão esclarecidos antes que venha o Senhor pela segunda vez. É natural, que um livro como a Bíblia, escrita por inspiração, contenha coisas difíceis de compreender. O defeito, contudo, não está no livro, mas em nosso limitado entendimento. Se não aprendemos outra coisa nesta parábola, ao menos, sejamos humildes. Devemos possuir, antes de mais nada, muito cuidado, para não deduzirmos do versículo citado, doutrinas e preceitos que ele não ensina.
Em primeiro lugar, queremos salientar que o nosso Senhor não se refere ao mordomo como um modelo de probidade; de outro modo, não lhe teria dado o epíteto de "mau". Jesus nunca autorizou a falta de honradez no comércio humano. O mordomo de que tratamos enganou o seu senhor, e quebrou, assim, o oitavo mandamento. Seu amo ficou admirado da astúcia do seu servidor, quando lhe chegou ao conhecimento o que lhe havia feito, e louvou-o pela sua sagacidade e previsão. Porém, isso nada prova que o seu proceder lhe agradasse, e, de fato, não há uma palavra que indique a aprovação do Senhor Jesus, pois, com o vocábulo "amo" ou "senhor", a parábola não denota o Senhor Jesus, mas o amo do malfeitor. De fato, sob o ponto de vista moral cristão, o modo como agiu o mordomo não pode, de forma alguma, ser imitado por nós
A advertência feita nesse caso é muito
necessária. A má fé nos negócios é, desgraçadamente, muito comum em nossos
dias. A honradez nos contratos é coisa rara. Em transações comerciais muitos
praticam atos que a Bíblia condena. Milhares de pessoas há que, para depressa
ficarem ricas, cometem faltas que ofendem a equidade: Pv 28.28. A astúcia, a
destreza em comprar, a habilidade e esperteza em vender e realizar negócios de
toda natureza, fazem passar despercebidas coisas que se não deveriam permitir.
A classe a que pertencia o mordomo infiel é, contudo, numerosa.
Não nos esqueçamos disto: sempre que fizermos aos outros, aquilo que não desejamos que nos façam, podemos estar certos de que procedemos mal aos olhos de Cristo. Observa-se a lição principal que se nos prodigaliza nesta parábola: é prudente estarmos prevenidos para qualquer contratempo.
O modo como se portou o mordomo infiel, quando soube que seria prejudicado seu futuro, foi, indubitavelmente, hábil e sagaz. O diminuir partes das contas do que devia ao seu senhor, era um ato de má fé, mas, sem dúvida, com ele adquiriu muitos amigos. Pervertido como era, não descurou o futuro. Desonestas como eram as providências que tomou, não deixava, contudo, o mau servidor de atender às suas próprias necessidades. Não cruzou os braços, nem deixou que a pobreza fechasse as portas de sua casa, porém meditou, raciocinou, fez seus cálculos e pô-los em execução, sem receio algum. O resultado viu-se: não ficou desamparado.
Que contraste surpreendente observamos entre o proceder do mordomo infiel em referência aos interesses temporais e a maior parte dos homens a respeito das questões espirituais! É sob este ponto de vista, unicamente, que o mordomo infiel nos dá exemplo que devemos imitar. Como ele, é mister que cuidemos do nosso porvir. Como ele, é necessário que nos previnamos para o dia em que deixarmos a morada terrena para entrarmos na celestial; como ele tem de construir "um edifício nos céus", onde fixaremos o nosso lugar, quando se desfizer o tabernáculo terrestre do nosso corpo: 2 Co 5.1. Realmente, é necessário empregar todos os meios válidos ao nosso alcance, para obtermos a morada celestial.
Sob este aspecto, a parábola é altamente instrutiva. A solicitude que os homens do mundo manifestam pelos interesses dessa vida, deverá provocar vergonha aos cristãos por sua frieza muitas vezes manifestada para com as coisas eternas.
O zelo e a constância de que os homens negocistas dão provas, quando percorrem mar e terra para granjearem riquezas, são uma natural reprovação da indiferença e indolência que patenteiam muitos crentes a respeito dos tesouros celestiais. As palavras do Senhor são verdadeiramente profundas e solenes: "... os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz", Lc. 16.8.
Nosso Senhor nos ensina, com essas palavras, a sermos escrupulosos, fiéis em tudo, e nos previne a não pensarmos que o procedimento, em assuntos pecuniários, de conformidade com o mordomo infiel, seja coisa insignificante. Jesus quer que não nos esqueçamos de que o modo como o homem procede em relação ao "muito pouco", dará uma prova de sua índole e que a injustiça "no muito pouco" é grave sintoma do mau estado em que se encontra o coração. Sem dúvida, não nos dá a entender, nem por sombra, que a honradez em questões pecuniárias pode tornar justas as nossas almas ou purificá-las dos nossos pecados, porém, ensina-nos, clara e positivamente, que a má fé nas transações é sinal de que o coração não é reto aos olhos de Deus.
O ensino que o Senhor nos dá há de merecer consideração muito séria nos tempos que correm. Parece que existem pessoas que se persuadem da possibilidade de divorciar a religião verdadeira da honradez comum, e que se alguém é ortodoxo na doutrina, pouco importa que na prática use a trapaça ou o engano. As palavras de nosso Mestre são, de fato, um protesto solene contra essa perniciosa idéia. Assim, devemos velar para não cairmos em semelhante erro. Defendamos com energia as doutrinas gloriosas da salvação pela graça e da justificação pela fé, porém, longe de nós supor que a verdadeira religião autoriza, de alguma forma, o menosprezo da segunda tábua da Lei. Não nos esqueçamos, nem por momentos, de que a verdadeira fé se conhece por seus frutos. Estejamos certos de que quem não é honrado, não possui a graça divina.
(Translation into English)
WHAT ARE THE RICHES OF INJUSTICE?
The Bible answers:
"How do you explain the expression 'Make friends with the unrighteousness mammon," the parable of the unjust steward, Luke 16.1-12? "
This verse is undoubtedly difficult to interpret. There are points that will not be cleared up before the Lord comes for the second time. It is natural that a book like the Bible, written by inspiration, contains things hard to understand. The defect, however, is not in the book, but in our limited understanding. If we learn anything in this parable, at least, we ought to be humble. We have, first of all, very careful not to deduct the verse quoted, precepts and doctrines which it does not teach.
Firstly, we stress that our Lord does not refer to a steward as a model of probity, otherwise, He would not have given him the epithet of "bad". Jesus never authorized the lack of honesty in human commerce. The steward we treat deceived his master, and broke, so, the eighth commandment. His love was struck on the shrewdness of his servant, when it came to be known what he had done, and he praised him for his sagacity and foresight. But this is no proof that his conduct pleased him, and, indeed, there is a word indicating the approval of the Lord Jesus, therefore, with the word "love" or "master", the parable does not denote the Lord Jesus, but the love of the wrongdoer. In fact, under the Christian moral standpoint, the way the steward acted, in any way, cannot be imitated by us.
The warning made in this case is much needed. Bad faith in business is, unfortunately, very common in our day. Honesty is a rare thing in the contracts. In commercial transactions many practice acts that the Bible condemns. There are thousands of people who want to get rich quickly, commit sins that offend equity: Prov. 28:28. The cunning, skill in buying, the skill and cunning to sell and do business of all kinds, are overlooked things that they should not allow. The class the unjust steward belonged to, however, is large.
Do not forget this: whenever we do to others what we do not want them to do to us, we can be sure that we proceeded evil in the eyes of Christ. It is observed that the main lesson that turns us lavish in this parable is: it is prudent that we are prevented for any mishap.
The way the unjust steward behaved, when he knew it would hurt his future, was undoubtedly clever and cunning. The decreasing share of the accounts he owed his master, was an act of bad faith, but, doubtless, he acquired many friends. Kinky, as he was, did not neglect the future. Dishonest actions that were taken, did not leave, however, the bad servant to meet his own needs. He didn not cross his arms, nor let poverty shut the doors of his house, but he meditated and reasoned, and did his calculations and put them into execution, without qualms. The result was seen: he was not helpless.
What we observe striking contrast between the conduct of the unjust steward in reference to the temporal interests and most of the men about the spiritual matters! It is from this point of view only, that the steward gives us example we should emulate. As it is necessary that we take care of our future. As it is necessary that we prevent for the day when we leave the earthly dwelling, to enter into heaven, as He has to build "a building in heaven," where we will fix our place, when you discard the earthly tabernacle of the body: 2 Co 5.1. Indeed, it is necessary to employ all valid means within our reach to obtain the heavenly dwelling.
In this regard, the parable is highly instructive. Concern that the men of the world express the interests of this life, should cause Christians to shame by his coldness often manifested toward eternal things.
The zeal and constancy that the men trade give evidence, as they travel over sea and land to adquire wealth, are a natural rejection of indifference and indolence patenting many believers about the heavenly treasures. The Lord's words are truly profound and solemn: "... the children of this world are wiser in their generation than the children of light" Lk. 16.8.
Our Lord teaches us with these words, to be scrupulous, faithful in all things, and warns us not to think that the procedure in monetary matters, in accordance with the steward, is a insignificant thing. Jesus wants us not forget that the way the man proceeds to the "very little" gives a proof of his character and that injustice "in very little" is a serious symptom of the bad state the heart is. Without doubt, it does not give us to understand, even by shade, the honesty in pecuniary matters can make our souls just or purify them from sins, however, it teaches us clearly and positively, that bad faith in transaction is a sign that the heart is not right in God's eyes.
The teaching that the Lord gives us there must be a very serious consideration these days. It seems that there are people who persuade themselves from the possibility of divorcing the true religion of common honesty, and that if someone is orthodox in doctrine, it matters little that in practice they use trickery or deceit. The words of our Master are, indeed, a solemn protest against this pernicious idea. Thus, we must ensure not to fall into a similar error. Defend with energy the glorious doctrines of salvation by grace and justification by faith, but far from us, suppose that the true religion permits us in some way, to disregard the second table of the Law. Do not forget, even momentarily, that the true faith is known by its fruits. We are sure that whoever is not honored, lacks the grace of God.