COMO SE EXPLICAM AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL?

A Bíblia responde:

A expressão correspondente no original, significa "setenta setes". Como a mensagem do capítulo nove de Daniel abrange um longo espaço de tempo, entende-se que cada uma dessas semanas mencionadas pelo anjo representa sete anos. A Bíblia usa linguagem semelhante em Levítico 25.8, onde a tradução é feita literalmente como "semanas de anos". Em Ezequiel 4.5,6 ocorre o mesmo fato, já que estes versículos tratam também de anos e utilizam o mesmo método simbólico.

Portanto, as setenta semanas de Daniel compreendem 490 anos, ou seja, setenta vezes sete anos assim explicados, segundo as opiniões mais abalizadas: v.25 - "Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, sete semanas e sessenta e duas semanas". Esta ordem foi dada por Artaxerxes em cerca de 445 a. C. (leia Neemias 2), sendo que as primeiras sete semanas correspondem aos 49 anos gastos na reedificação da cidade. As sessenta e duas semanas seguintes compreendem 434 anos que, somados aos 49 anteriores, totalizam 483 anos: v. 26 - "E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário".

Assim sendo, estes 483 anos culminam com a crucificação de Cristo. O povo aqui mencionado são os romanos, que dominavam o mundo contemporâneo de Jesus, e foram os responsáveis pela destruição de Jerusalém e do Templo, no ano 70 d.C. Cumprindo-se neste último caso as palavras do Mestre: "Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada", Mt 24.2. "O príncipe que há de vir" é uma referência direta ao Anticristo, por diversas vezes aludido em outras passagens bíblicas, o qual se manifestará no fim dos tempos. V. 27 - "E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre as asas das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador". Neste versículo, chegamos à última fase da mensagem profética, isto é, a septuagésima semana que começará após o arrebatamento da Igreja e o retorno geral dos judeus à Palestina, conforme se observa no versículo 26.

Convém salientar que este último fato já está ocorrendo. Na ocasião, o Anticristo fará uma aliança por sete anos com Israel, e estabelecerá um governo mundial com base no seguimento do antigo império romano, sob a forma de uma confederação de dez nações: Dn 2.42,43; 7.7,8. Porém, na metade da semana, ou seja, após três anos e meio, ele quebrará o concerto, dando início à Grande Tribulação propriamente dita. "O príncipe que há de vir" então tripudiará sobre o povo israelita "até a consumação" da semana profética e, finalmente, "o que está determinado será derramado sobre o assolador": Cristo se manifestará, segundo o relato de Apocalipse 19, e começará uma era de paz sobre a terra, conhecida como o Milênio.

(Translation into English)

How do you explain the seventy weeks of Daniel? 

The Bible answers:

 The corresponding expression in the original, meaning "seventy sevens." As the message of the ninth chapter of Daniel covers a long period of time, it is understood that each of these weeks mentioned by the angel represents seven years. The Bible uses similar language in Leviticus 25.8, where the translation is literally "weeks of years". In Ezequiel 4.5,6 is the same fact, as these verses also deal with years and use the same symbolic method. 

Therefore, the seventy weeks of Daniel comprise 490 years, or seventy times seven years so explained, according to the most authoritative reviews: v.25 - "From the issuing of the decree to restore and to build Jerusalem unto the Messiah, seven weeks and sixty-two weeks. "This order was given by Artaxerxes in about 445 a. C. (Read Nehemiah 2), and the first seven weeks correspond to the 49 years spent on rebuilding the city. The sixty-two weeks comprise 434 years which, added to 49 previous, totaling 483 years: v. 26 - "And after threescore and two weeks will be taken from the Messiah and will be no longer, and the people of the prince that shall come shall destroy the city and the sanctuary.

"Thus, these 483 years culminating in the crucifixion of Christ. The people mentioned here are the Romans, who dominated the contemporary world of Jesus, and were responsible for the destruction of Jerusalem and the Temple in AD 70. Sticking to this latter case the Master's words: "Assuredly, I say to you, not one stone will be left here upon another, that shall not be thrown down", 24.2 Mt. "The prince that shall come" is a direct reference to the Antichrist because several times alluded to in other passages, which will manifest itself in the end times. V. 27 - "And he shall confirm the covenant with many for one week: and in the middle of the week will end to sacrifice and offering, and on the wing of abominations he shall make it desolate, even until the consummation, and that determined shall be poured upon the desolate. " In this verse, we come to the last phase of the prophetic message, that is, the seventieth week will begin after the Rapture of the Church and the overall return of Jews to Palestine, as seen in verse 26.

 It should be noted that this last fact is already happening. On occasion, the Antichrist will make a covenant with Israel for seven years, and establish a world government based on following the ancient Roman Empire, in the form of a confederation of ten nations: Daniel 2.42,43; 7.7,8. However, in the middle of the week, ie after three and a half years, it will break the concert, kicking off the Great Tribulation itself. "The prince that shall come" then tripudiate on the Israeli people "to the end" of the prophetic week, and finally "what is determined shall be poured upon the desolate": Christ is revealed, according to the account of Revelation 19, and begin an era of peace on earth, known as the Millennium.