A Bíblia responde:
"Na parábola de Lucas 16.23, diz que o rico foi para o 'Hades' e Lázaro para o 'Seio de Abraão'. Gostaria de saber onde se situava um e outro lugar."
Em primeira instância podemos declarar que é impossível situar a localização geográfica destes dois lugares, por se tratar da habitação dos espíritos. Todavia, apresentaremos a posição bíblica analisando ambos, dentro do parâmetro contextual divino "além-túmulo".
Primeiramente, a palavra "hades", no Novo Testamento, é a transliteração do vocábulo grego "Hades", expressão essa usada para indicar o lugar dos espíritos que se foram daqui, isto é, o submundo. Equivale ao termo "sheol".
Na tradução septuaginta ou LXX, hades é a tradução constante do termo hebraico "sheol". Essa dimensão é pintada como lugar que consiste de duas divisões, a saber: uma para os ímpios e outra para os justos. A divisão para os justos também é denominada nos escritos judaicos de "seio de Abraão" por conotar um lugar de descanso e tranqüilidade. Equivale dizer que Jesus empregou os termos hebraicos nesta passagem. Assim, tanto faz dizer "seio de Abraão" (termo hebraico), como "Paraíso" (termo grego), porque ambos são análogos.
O Paraíso foi arrebatado desde as partes inferiores da terra para um lugar situado perto do trono de Deus. Esta mudança produziu-se durante a ascensão de Cristo. Esta afirmativa está em concordância com as palavras de Paulo em Efésios 4.8-10, nas quais se refere à descida aos lugares mais baixos da terra, realizada por Cristo, que, na sua subida, "levou cativo o cativeiro". Os mortos em Cristo estão ausentes do corpo e presentes com o Senhor: 2 Co 5.3.
Paulo foi "arrebatado ao Paraíso" indica que o Paraíso foi mudado de lugar. O apóstolo desejava partir e estar com Cristo. Os que morreram em seus pecados estão nas regiões inferiores e somente depois do Milênio eles ressuscitarão (Jo 5.29), a fim de comparecerem diante do Trono Branco, onde serão julgados e receberão a condenação eterna, sendo lançados na "Geena", isto é, no lago de fogo ardente, preparado para o Diabo e seus anjos.
Em segundo lugar concluímos que:
• A alma sobrevive à morte física.
• A alma, mesmo depois da morte, continua dotada de consciência, memória e razão.
• Os justos entrarão em um estado infinitamente melhor do que este que ora vivem.
Finalmente, fazemos nossas as palavras do profeta Malaquias: "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus, e o que não o serve", Ml 3.18.
(TRANSLATION INTO ENGLISH)
DEATH AND HADES
The Bible answers:
"In
the parable of Luke 16:23, says the rich man went to 'Hades' and
Lazarus to" Abraham's bosom.' I wonder where both are located."
In
the first instance we can declare that is impossible to place
the geographical location of these two places, because it is the abode
of spirits. However, we will present the biblical position analyzing both, within the divine context parameter "beyond the grave."First,
the word "hades" in the New Testament, is the transliteration of the
Greek word "Hades", the expression used to indicate the place of spirits
that were here, ie, the underworld. Equivalent to the word "sheol."
In the Septuagint or LXX translation, hades is the constant translation of the Hebrew word "sheol." This
dimension is painted as a place that consists of two divisions, namely:
one for the wicked and the other for the righteous. The
division is also for the righteous in Jewish writings called the "bosom
of Abraham" by connoting a place of rest and tranquility. It is to say that Jesus used the Hebrew words in this passage. So, whatever it says "Abraham's bosom" (Hebrew) as "Paradise" (Greek term), because both are similar.
Paradise was taken from the lower parts of the earth to a place situated near the throne of God. This change took place during the ascension of Christ. This
statement is in agreement with Paul's words in Ephesians 4:8-10, which
refers to the descent to the lowest places of the land held by Christ,
who in his ascent, "led the captivity captive." The dead in Christ are absent from the body and present with the Lord: 2 Cor 5.3.
Paul was "caught up to Paradise
"indicates that Paradise was moved. The apostle desired to depart and
be with Christ. The dead in their sins are in the lower regions and only
they will be resurrected after the Millennium (John 5:29) in order to
attend the White Throne where
they will be judged and receive eternal damnation, being thrown into
"Gehenna", ie, the lake of fire prepared for the devil and his angels.
Secondly we conclude that:
• The soul survives physical death.• The soul, even after death, continues endowed with consciousness, memory and reason.• The righteous will enter into a state infinitely better than this we now live.Finally,
we make our the words of the prophet Malachi: "Then ye shall see
again the difference between the righteous and the wicked, between him
that serveth God, and he who does not serve," Malachi 3:18.