"O que era a festa do 'Ágape'?"
A Bíblia responde:
O Novo Testamento refere-se a esta festa em 2 Pedro 2.13 e Judas v.12. Consistia numa refeição em comum, geralmente ligada à celebração da Ceia do Senhor, imitando o exemplo de Jesus e seus discípulos, que participaram da Ceia Pascal, imediatamente antes da instituição da Santa Ceia.
A festa de amor ou Ágape, usualmente formava parte do festim por ocasião de batismo ou casamento, e também era observada em enterros. No decurso dos tempos cometeram-se excessos, que degeneraram em abusos, até que a festa foi banida de várias igrejas e finalmente abolida na Europa.
Nas eras primitivas da igreja estas festas promoviam sem dúvida, relações de amizade cristã e amor fraternal. Tertuliano, na sua apologia, dá-nos uma descrição muito elogiosa delas. Descreve-nos como se realizava a refeição modesta: a conversação era produzida sob a convicção de que Deus estava presente; fazia-se oração, e eram lidas e explicadas as Escrituras, e cantados hinos; a cerimônia incluía o ósculo de paz e uma coleta para os pobres. (É provável que o costume de velar cadáveres, como ainda hoje é usado em alguns lugares, tenha tido origem nesta festa.)
Algumas igrejas cristãs, particularmente as metodistas, reviveram, nestes últimos dias o costume de celebrar ágapes ou festas de caridade; e como a água é o copo que anima mas não embriaga, tem substituído o vinho. Assim, os excessos são evitados e a prática não fica exposta aos perigos a que antes estava sujeita.
FEAST "AGAPE"?
"What was the feast of 'Agape'?"
The Bible answers:
The New Testament refers to this party in 2 Peter 2:13 and Jude v.12. It consisted of a common meal, usually linked to the celebration of the Lord's Supper, imitating the example of Jesus and his disciples, who participated in the Passover meal, immediately before the institution of the Holy Communion.
The love feast or agape, usually formed part of the feast on the occasion of baptism or marriage, and was also observed in burials. In the course of time they committed to excesses, which degenerated into abuse, until the party was banned in several churches and finally abolished in Europe.
In the primitive ages of the church they promoted these parties, undoubtedly, Christian relations of friendship and brotherly love. Tertullian, in his apology, gives us a very flattering description of them. He describes us as it was a modest meal, the conversation was produced under the conviction that God was present, made a prayer, and were read and explained the Scriptures, and hymns sung, the ceremony included the kiss of peace and a collection for the poor. (It is likely that the custom of waking , as is still used today in some places, has had its origin in this party.)
Some Christian churches, particularly the Methodists, revived in recent days the custom of celebrating love feasts or feasts of charity, and how water is the cup that animates but not drunk, has replaced the wine. Thus, the excesses are avoided and the practice is not exposed to the dangers that was previously subject.