"Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11.3?"
A Bíblia responde:
Há uma infinidade de suposições em torno deste assunto. Até mesmo as escolas de interpretação desse polêmico problema escatológico (estudos sobre as últimas coisas), têm entrado em várias contradições em suas assertivas.
Os pressupostos nomes apresentados por elas são diversos, como seguem: Moisés e Elias, Elias e Enoque, Jeremias e João Batista, as duas últimas igrejas da Ásia Menor, o Velho e o Novo Testamento, etc. Todas afirmam que têm tido "revelação" divina e que estão certas em seus pontos de vista. Algumas baseiam-se, inclusive, em Malaquias 4.5: "Enviarei o profeta Elias".
Mas, quando lemos em Lucas 1.17, com referência a João Batista, observamos que ele veio no espírito e no poder de Elias, isto é, na virtude ministerial daquele profeta. Temos muitos casos na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento, de uma pessoa sendo representada por outra.
No caso das duas testemunhas, elas têm idêntico poder ao de Elias para fazer descer fogo dos céus: 2 Rs 1.10. E também se assemelham a Moisés, que fez as águas se transformarem em sangue: Êx 7.20. Porém, temos de admitir que tudo isso foi realizado pelo poder de Deus e não dos homens.
Portanto, quem são as duas testemunhas ninguém sabe porque este assunto não foi revelado. Entretanto, elas representam o governo civil e religioso de Israel, pois são semelhantes às duas oliveiras do tempo da volta do cativeiro babilônico: Zc 4.12-14.
Reiterando-se o que foi dito, afirmamos que o homem pode operar maravilhas pelo poder de Deus. Porém, Ele não necessita necessariamente de homens como Elias ou como Moisés, para operar aqui na terra. Ele pode operar por qualquer um, do contrário seria uma operação humana e não divina. Portanto, ninguém sabe os nomes das duas testemunhas.
Assim todas e quaisquer afirmações sobre o assunto esposado não passam de suposições.
AND, THE TWO WITNESSES?
"Who are the two witnesses of Revelation 3.11?"
The Bible answers:
There is a multitude of assumptions surrounding this issue. Even
the schools of interpretation of this controversial and eschatological issue (study of the last things), have entered into several
contradictions in their statements.
The
assumption names made for them are different, as follow: Moses and
Elijah, Enoch and Elijah, Jeremiah and John the Baptist, the last two
churches of Asia Minor, the Old and New Testament, etc.. All say they have had a "revelation" from God and that are certain in their views. Some are based, including, in Malachi 4.5: "I will send the prophet Elijah."
But
when we read in Luke 1:17, in reference to John the Baptist, we found
that he came in the spirit and power of Elijah, that is, in virtue of
that prophet ministry. We have many instances in the Bible, both Old and New Testaments, a person being represented by another.
In the case of the two witnesses, they have the same power of Elijah to call down fire from heaven, 2 Kings 1:10. And also he resembles Moses, who made the water turn into blood, Ex 7:20. However, we must admit that all this was done by the power of God and not men.
So who are the two witnesses nobody knows why this matter was not disclosed. However,
they represent the civil and religious establishment of Israel, they
are similar to the two olive trees around the time of the Babylonian
captivity, Zech 4.12-14.
Reiterating what was said, we affirm that the man can work wonders by the power of God. But he does not need necessarily men like Moses or Elijah, to operate here on earth. It can operate by anyone, otherwise it would be a human operation and not divine. So nobody knows the names of two witnesses. So any and all claims on the subject espoused are nothing but assumptions.