QUADRO DE ESCATOLOGIA BÍBLICA - 13/05/2020
A Cronologia Escatológica do Profeta Joel (1ª Parte)
(Norbert Lieth)
Como será o fim do mundo? A Escritura Sagrada revela mais sobre isso do que possivelmente achamos. Israel deverá desempenhar um papel decisivo nisso. É o que mostra o profeta Joel.
Há milhares de anos, Deus anunciou algo inconcebível para o mundo – algo que até hoje não se cumpriu. Por meio do seu profeta Joel, ele mandou dizer ao povo de Israel: “Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado” (Jl 2.27). Este é o objetivo final de Deus com Israel.
O profeta Zacarias explica que virá um dia em que Israel reconhecerá o seu Senhor e Redentor e olhará para aquele que traspassou (Zc 12.10; cf. Ap 1.7). Jesus Cristo revelou-se como aquele Senhor e Redentor traspassado, e ele mesmo esclarece que em um dia futuro o povo dos judeus lhe dará boas-vindas: “Pois eu digo que vocês não me verão mais, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’” (Mt 23.39).
O caminho até lá é longo, o que se constata pelo fato de que nós hoje vivemos no ano de 2018 após o (suposto) ano de nascimento do nosso Senhor Jesus. Joel descreve cronologicamente como esse longo caminho transcorrerá, imediatamente após o versículo citado acima, no capítulo 2:
“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos [‘sobre toda carne’, RA]. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor” (v. 28-31).
Apostasia
Basicamente, o profeta de Deus descreve na mesma visão dois eventos distintos. O período entre esses dois eventos ele não vê. A questão é: somente quando todos os eventos profetizados se encaixarem perfeitamente na moldura das declarações bíblicas é que podem ser chamados de cumprimento de profecia.
No dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro lança mão da profecia de Joel e diz: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre toda carne. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos” (At 2.17).
O “fim dos tempos” é marcado ou introduzido com o Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja. Esse período do fim se estende continuamente até a volta do Senhor em glória: “... antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor” (At 2.20), no qual o Senhor virá em sua glória. O período em que vivemos desde o Pentecostes é, assim, o período final, que se encerrará com a volta de Cristo.
É interessante que Pedro não diz que o Pentecostes seria o cumprimento da declaração de Joel – ele apenas aponta para ela: “... isto é o que foi predito pelo profeta Joel” (At 2.16). Sempre que algo se “cumpre”, a Escritura Sagrada enfatiza isso (veja p.ex. Mt 1.22; 2.17,23; 4.14; 8.17; 12.17; 13.14,35; 26.54,56; 27.9). O derramamento do Espírito Santo foi uma antecipação para a igreja, mas ele não foi o pleno cumprimento da profecia veterotestamentária. Esta refere-se a “depois disso”. O cumprimento se dará “depois disso”.
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