A Bíblia responde:
Sabemos que em Daniel 12:4 está escrito que o conhecimento aumentaria; mas, e quando usamos alguns trecho bíblicos para especulações acerca de nossas "invenções modernas"?
O surgimento do avião é um tanto controverso. Os brasileiros creditam à Santos Dumont a invenção do mesmo; os franceses dizem ser Clément Ader o primeiro a voar num aeroplano; enquanto os americanos e quase que todo o planeta, dizem ter sido Orville e Wilbur Wright os pioneiros em voos.
Mas, e na Bíblia? Será que o surgimento do avião já estaria profetizado milhares de anos antes?
Vamos analisar sete textos que alguns dizem ser a profecia do avião.
Como as aves voam, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; ele a amparará, a livrará e, passando, a salvará. (Isaías 31:5)
Aqui vemos claramente que não se trata de profecia acerca do avião. O próprio texto nos explica que o SENHOR virá como aves que voam para socorrer Jerusalém. Analisando ainda o contexto, vemos que isso é uma profecia sim, mas acerca da segunda vinda de Cristo, quando Ele virá sobre as nuvens e livrará Israel do Anticristo. Vemos também que nada escrito nesse capítulo se cumpriu na invenção do avião.
Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse. (Isaías 58:14)
Nesse texto observamos que se tratam de bênçãos. Esse "cavalgar sobre as alturas" nada mais é do que estar por cima, em evidência. Se alguém quiser contender e afirmar que se trata de "passear de avião sobre as nuvens", deverá também afirmar que os inventores do avião foram israelitas e que eles voaram ao sair do Egito. Basta ver que a mesma figura de linguagem é usada em Deuteronômio 32:13 e 33:29.
Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas? (Isaías 60:8)
Essa referência é em relação aos israelitas voltando pra sua terra, durante o Milênio. Leia todo o contexto descrito nesse capítulo e você compreenderá melhor.
Porque assim diz o SENHOR: Eis que voará como a águia, e estenderá as suas asas sobre Moabe. (Jeremias 48:40)
Observe comigo o que está escrito em Jeremias 46:13; 26 e 49:30. Em mais um caso de analisarmos o contexto bíblico, percebemos que o texto não fala sobre aviões, mas sobre o rei da Babilônia, Nabucodonosor.
Sabemos que o símbolo da Babilônia é um leão com asas de águia (Daniel 7:4). A ideia então é de conquistar tão rápido quanto uma águia alcança sua presa. (Deuteronômio 28:49)
Se essas "asas de águia" fossem profecia acerca do avião, poderíamos afirmar que Deus tirou Israel do Egito em aviões. (Êxodo 19:4)
E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado. (Ezequiel 1:23)
Não é preciso ler muito para vermos que aqui nada tem a ver com a invenção do avião. Está mais do que claro, principalmente se lermos todo o capítulo 1 que Ezequiel fala sobre os seres viventes, sobre as asas dos querubins. (Em Ezequiel 10 o profeta fala um pouco mais sobre o assunto)
E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre insigne entre os olhos. (Daniel 8:5)
E lá vamos nós, mais um vez, analisar o contexto. Feito isso, veremos que claramente é um símbolo da Grécia, não do avião. (Daniel 8:21)
É esse o grande problemas de quem especula esse tipo de profecia: acabam lendo um texto isolado, não analisam o contexto e criam algumas heresias.
E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais espertos do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; os seus cavaleiros virão de longe; voarão como águias que se apressam a devorar. (Habacuque 1:8)
O trecho "voarão como águias" não quer dizer que virão em aviões para destruírem; até porque esse texto se refere aos caldeus (Habacuque 1:6) e seus ágeis cavaleiros prontos para guerrearem e causarem destruição.
É, meus irmãos... como diz um famoso pregador: "Todo texto sem contexto e pretexto para heresia". Basta lermos um pouco mais para percebermos que tais trechos bíblicos são sobre coisas totalmente diferentes do avião.
Que tenhamos sabedoria e discernimento para que não absorvamos tais interpretações equivocadas, afim de não vivermos enganados ou ensinando coisas erradas à outros.
Mas, como diria nosso hermano hondurenho: "Ahora me voy!"
Na semana que vem eu volto.. ou não; vai que eu seja demitido.
Fiquem na paz do Senhor e que Deus vos abençoe.
O Semeador (by Eliézer Sejac Rodrigues)