O que é o Orgulho de Jacó? O que a Bíblia diz?

A Bíblia responde: 

Resposta: Amós 8:7 diz: "O Senhor jurou pelo orgulho de Jacó:" Eu nunca vou esquecer tudo o que eles fizeram" 

Os intérpretes estão divididos sobre o entendimento desta frase. Primeiro, alguns sugerem que o orgulho de Jacó é uma referência aos pecados de Israel, em que o ímpio se orgulhava descaradamente. Outros sugerem que o orgulho de Jacó é um título de Deus. O último é provavelmente a melhor interpretação. O orgulho de Jacó foi o único a quem Jacó, patriarca da nação, olhou para a força. Um título semelhante é encontrada em 1º Samuel 15:29, onde Deus é conhecido como "a glória de Israel."

Dizer: "O Senhor jurou pelo orgulho de Jacó", significa que o Senhor jurou por si mesmo. A Bíblia fala de Deus jurando por Si mesmo em pelo menos uma  passagem: "Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente te abençoarei e vos multiplicarei "(Hebreus 6:13-14).
Mas o que o Senhor jurou por si mesmo? Amós 8:07 diz: "Eu nunca vou esquecer qualquer coisa que eles fizeram." Esta é a promessa do Senhor para lidar com os pecados do povo. Ele não deixaria sua rejeição dEle impune, mas sim, o julgamento viria logo.

Alguma confusão surge devido à mesma frase, "orgulho de Jacó", sendo usado em outras duas passagens. Em primeiro lugar, no Salmo 47:4, lemos: "Ele escolheu a nossa herança para nós, o orgulho de Jacó, a quem ele ama." Aqui, a frase é uma referência à terra de Israel ao invés de Deus. Em segundo lugar, "o orgulho de Jacó" é usada em Amós 6:08, em referência ao orgulho real, orgulho pecador: "Abomino a soberba de Jacó, e odeio os seus redutos." A cidade de Samaria serviu como capital de Israel, e "fortaleza" provavelmente se refere àquela cidade. Eles estavam confiando nas defesas de suas cidades e não em Deus.


Em resumo, o "Orgulho de Jacob" em Amós 8:07 é uma referência ao próprio Deus. O Senhor faz uma promessa solene, com base em seu próprio caráter e fidelidade, que traria juízo contra Israel. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. Um homem colhe o que semeia "(Gálatas 6:7). (gotquestions.org)

MEVEDESP - evangelizing and edifying lives on the Rock of the ages -