ACONSELHAMENTO PSICOTEOLÓGICA - 27/09/2024

Lábios Amistosos  

"Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau. Provérbios 26:23

Prezado(a), 

O barro é uma substância relativamente comum e grosseira. Uma fina camada de esmalte faz com que o vaso pareça mais atraente, mas, não muda a natureza essencial dele. 

A frase hebraica usada aqui implica 'pintar algo com a escória — pintar metais impuros — removidos ao purificar a prata.' 

O conceito amplo em ação é quando alguém enganosamente reveste uma substância inerentemente barata ou sem valor. Uma expressão inglesa relacionada é a tentativa de "colocar batom em um porco", referindo-se a disfarçar algo desagradável.

A pessoa com "lábios mentirosos" é aquela que usa linguagem intensa, apaixonada ou de bajulação. O significado é semelhante a "hipocrisia": dizer uma coisa enquanto acredita em outra. 

Aqui, significa especificamente uma pessoa que disfarça a intenção maligna usando palavras inteligentes. Frases cuidadosas, bajulação e palavras convincentes podem fazer o mal parecer atraente, a princípio. 

Também pode disfarçar a real intenção por trás de uma conversa. Manter as aparências para parecer piedoso é outra maneira pela qual "lábios mentirosos" podem disfarçar corações pecaminosos. 

Veja o que Jesus diz em Mateus 23:25. Ele condenou os escribas e fariseus hipócritas, "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça." (bref)

Paulo Madeira, pr
     psicoteo