ANÁLISE PSICOTEOLÓGICA - 21/01/2020
Transtornos de Ansiedade
Ansiedade, preocupação e estresse fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Mas simplesmente sentir ansiedade ou estresse por si só não significa que você precise obter ajuda profissional ou que tenha um distúrbio de ansiedade. De fato, a ansiedade é um sinal de alerta importante e às vezes necessário de uma situação perigosa ou difícil. Sem ansiedade, não teríamos como antecipar dificuldades à frente e nos preparar para elas. A ansiedade se torna um distúrbio quando os sintomas se tornam crônicos e interferem em nossas vidas diárias e na capacidade de funcionar.
Pessoas que sofrem de ansiedade crônica generalizada geralmente relatam os seguintes sintomas:
Tensão muscular, fraqueza física, memória insuficiente, mãos suadas, medo ou confusão, incapacidade de relaxar, preocupação constante, falta de ar, palpitações, dor de estômago, fraca concentração. Quando esses sintomas são graves e perturbadores o suficiente para fazer com que as pessoas se sintam extremamente desconfortáveis, descontroladas ou desamparadas, geralmente é um sinal de um distúrbio de ansiedade.
Os transtornos de ansiedade se enquadram em um conjunto de diagnósticos distintos, dependendo dos sintomas e da gravidade da ansiedade que a pessoa experimenta. Os transtornos de ansiedade compartilham a antecipação de uma ameaça futura, mas diferem nos tipos de situações ou objetos que induzem o comportamento de medo ou fuga. Diferentes tipos de transtorno de ansiedade também têm diferentes tipos de pensamentos prejudiciais associados a eles.
Abaixo você encontra alguns versículos antidepressivos:
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
(Isaías 41:10)
(Isaías 41:10)
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4)
“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmos 34:4)
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.”
(Mateus 6:26-28)
(Mateus 6:26-28)
“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmos 121:1,2)
“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Salmos 94:19)
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ” (Mateus 11:28-30)
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
(Mateus 6:31-34)
(Mateus 6:31-34)
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7) (psc/psicoteólogo)