QUADRO: CURIOSIDADES BÍBLICAS
O que Jesus quis dizer em Mateus 12:43-45,
E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
Beacon responde:
Varrida, mas Vazia (12.43-45).
O significado deste parágrafo no seu contexto está bem destacado por Neil, que escreve: “Israel de alguma maneira se libertou das principais manchas da sua história inicial, através da sua confissão verbal de obediência à Lei, mas sete demônios piores entraram e tomaram posse da sua vida religiosa - o fanatismo, a intolerância, o preconceito e os demais pecados do judaísmo”.
A expressão Lugares áridos, ou “sem água”, significa lugares não habitados pelo homem, por não terem água disponível. Meyer diz que os desertos “eram considerados a habitação dos demônios”.
Jesus estava advertindo contra o perigo de haver somente uma conversão parcial - uma reforma sem regeneração. Não é suficiente livrar-se dos maus hábitos do pecado. Isto só deixa a vida desocupada, varrida e adornada. A última palavra é o verbo kosmeo, cujo significado básico é “colocar em ordem”.
Se um homem passar por uma reforma moral sem uma transformação espiritual, o resultado poderá ser, perfeitamente, que os últimos atos desse homem se tornem piores do que os primeiros. Cristo deve preencher a vida purificada, para que ela se mantenha limpa.
- EVANGELIZING AND EDIFYING LIVES ON THE CORNESTONE -